Contos Pupulares

|

“Contos Populares”
É impossível precisar quando surgiu o primeiro conto popular. Os registros escritos mais antigos datam de cerca de 3200 A.C. Mas muito antes disso, o homem já contava.
Acredita-se que, no começo, o homem falava de seus acontecimentos cotidianos. Ao mesmo tempo, observava os fenômenos naturais, o ambiente em que vivia e perguntava-se sobre suas origens e seu papel no universo. Criava suas próprias respostas, muitas vezes recorrendo à imaginação para explicar aquilo que sua razão não podia compreender. Suas interpretações, então, adquiriam voz em forma de narrativas. E o homem contava suas histórias para os outros homens, que as ouviam e reinterpretavam, muitas vezes adaptando-as à sua realidade, transformando-as. E as contavam a outros homens. O ciclo se repetia e as histórias espalhavam-se por toda a parte.
Fruto da oralidade e do espírito inventivo. Criado, narrado e ouvido pelo povo. Transmitido de gerações a gerações. O conto popular é testemunha de usos, costumes, idéias, práticas, saberes, decisões e julgamentos. Carrega em si informações históricas, antropológicas, sociológicas, lingüísticas e psicológicas, despertando o interesse de todas as ciências humanas.


**Abaixo vocês encontram dez links para contos da tradição oral brasileira (escolham um, leiam e comentem, no blog e/ou no chat com a professora Taís)

Porque os galos cantam de madrugada - http://www.jangadabrasil.com.br/fevereiro/im60200a.htm



13 comentários:

Anônimo disse...

Todas as histórias que lemos eram de terror por que não havia histórias felizes?

Anônimo disse...

A historia que eu e a Luciane lemos era A mulher do piolho esta historia é muito divertida.
Eu me diverti aposto que você ira se divertir tambem.DAni

Anônimo disse...

É interessante as histórias parabéns...

Anônimo disse...

Nós achamos muito interessante as aulas que trabalhamos com contos populares pois, lemos o conto da:A mulhaer e o piolho, nós nos dsivertimos muito porque este conto tem um pouco a ver com a nossa realidadem.

Anônimo disse...

Nós gostamos muito da história que lemos sobre bruxas.

Anônimo disse...

Eu gostei muito das imagens postadas no blog

Anônimo disse...

Nós gostamos das histórias postadas princinpalmente a do vagalume.muito obrigado.

Anônimo disse...

Olá! Nós achamos muito importante pois, os contos populares são passados de geração à geração por isso devemos ficar à par dos contos que nos cercam.
Nós lemos o conto "A mulher do piolho."

Thankyou!
Bye,bye,bye!

Anônimo disse...

Eu acho que é interessante as história que lemos eu já li quase todas e eram legais,assustadoras quase todas eram de terror.

Anônimo disse...

A história de assombração:bruxas,é bem legal,um pouco comprida,mas bem interessante,fala sobre a maldição das bruxas sobre uma criança.

Anônimo disse...

Adorei as historias,porque gosto de historias de terror
MUI BIEN!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

A história que nós lemos foi Porque o galo canta a noite,achamos muito interessante,porque naquela história ela nos ensina que não devemos esquecer dos nossos compromissos,mesmo sendo uma história triste chama muito a nossa atenção no momento em que o rei castiga ele só por ele esquecer do compromisso.

Anônimo disse...

Nós lemos a história a mulher do pilho essa história é muito legal e divertida.