Ao longo da nossa vida, vivemos em meio a muitas narrativas. Desde muito cedo, ouvimos histórias de nossas famílias, de como era a cidade ou o bairro há muito tempo atrás; como eram nossos parentes quando mais novos. Ouvimos também histórias de medos, de personagens fantásticos, de sonhos. Enfim, ouvimos, contamos, lemos, assistimos, imaginamos histórias.
Há diferentes formas de narrar e, conhecer estas diferentes formas é nosso objetivo neste trimestre. Iniciamos assistindo à dois vídeos produzidos pela RBS TV e realizando a leitura do texto "A realidade é o limite" de Alfredina Nery. Após reflexões e discussões sobre a questão da ficcionalidade ou não das histórias assistidas, os alunos escreveram uma pequena resenha sobre o assunto.
Vídeo 1: Mariazinha
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=15350&channel=41
Vídeo 2: O Menino Diabo
http://mediacenter.clicrbs.com.br/templates/player.aspx?uf=1&contentID=14615&channel=41
Na sua opinião, as histórias relatadas nos vídeos indicados acima são histórias de ficção ou de não-ficção?
26 comentários:
Eu achei que a história do Menino Diabo é um fato de não-ficção,porque ela apresenta fatos reais como ter data e localização.
Para mim a história da Mariazinha é uma ficção,porque conta um fato e um sofrimento.Ela era uma menina religiosa e confiava em Deus.
Esta história de Mariazinha da Penna eu acho que não é ficção porque muitas pessoas tem fé em Deus(como ela)e ela virou santa para algumas pessoas pelo ela foi.
Para mim essa història do MENINO DIABO é ficção,por que depois de tudo que aconteceu, sò devia ser verdadeiro.
Oi!Na minha opinião a parte que é ficção é aquela que O MENINO DIABO foi enterrado vivo então essa parte é de ficção porque apesar de ele ser muito cruél ser enterrado vivo é de mais...
Eu acho que o documentário do Menino Diabo era ficção porque relata uma história que para mim não aconteceu
Eu acho que essa hitória é de não ficção(não é da imaginação).Eu acredito que essa história existiu até pelo fato de que toda a minha família acreditar na história da Mariazinha da Penna.
Eu acho que a hitória da Mariazinha Penna é não-ficção, porque seus parentes e amigos contam está história.
Na opinião,a história do menino diabo é ficção pois é muita fantasia,foi passado de geração e geração.É muito dramatizado,após o menino diabo ter feito várias maldades foi enterrado vivo,apesar de ter levado um tiro no joelho.
Além disso,as caracteristicas são irrelevantemente questionadores.
O vídeo de Mariazinha da Penna é um filme de não ficção porque não tem criação de fantasia não tem fatos imaginarios,não tem invenção ou algumas vezes simulação.A história de Mariazinha da Penna é tipo uma lenda que é passada de geração ageração.
Na minha opinião,o curta metragem do menino diabo é totalmente real,ou seja,não-ficção.
Porque acho que exista até nos dias de hoje pessoas assim como ele.
Na minha opinião o documentário da Mariazinha Penna é de não ficção porque relata uma história que para mim aconteceu porque no documentário apareceu amigas dela.
Para mim a história da MARIAZINHA é não ficção,porque os comentários de parentes e amigos aparentáva ser verdadeira.
Eu acho que o vídeo do menino diabo é ficção porque não creio que ele foi enterrado vivo,se ele era tão cruel ele teria reagido de alguma forma.
Oi!Eu acho que o filmeDA MARIAZINHA DA PENNA é um filme de não ficção,porque nele retrata bem certinho ,fala tudo que aconteceu durante a vida dela.Que ela era uma menina muito religiosa,amiga e fraterna.
Mariazinha é uma história de não-ficção porque toda sua família deu depoimentos sobre o que aconteceu com Mariazinha da Penna.
Eu acredito realmente que a história da Mariazinha é de não-ficção porque,conta os acontecimentos relatados de um modo geral que poderia ser vivido por qualquer pessoa.
Olá
Para mim, esta história do menino diabo foi ficção,porque conta fatos reais.A história teve bastante suspense,morte e invasões de fazendas.
Para mim a história da Mariazinha da penna é uma história de não ficção porque as pessoas falavam com tanta certeza,e também porque falavam irmãos,tios,vizinhos etc...
E é por isso que eu acho quq essa história é uma história de não ficção
ASS:Marcos Vinicius
Turma:171
Mariazinha Penna
Eu acho que é ficção porque é uma história que realmente aconteceu aqui na cidade de Santa Maria.Também pessoas rezam,fazem orações,pedidos.aqui vou escrevrer alguns itens:
*nasceudia 17 de abril de1933.
*Morreu dia 11 de outubro.
ela era alegre,sempre sorridente,também freqüentava a igreja.
Acho que essa história é de não ficção,porque realmente essa história aconteceu até pelo fato de minha mãe acreditar nela(Mariazinha)e ter grande fé nela.
Mariazinha
Esta historia,eu creio que seja de não-ficção,pois há testemunhas de como aconteceu,na cidade de Santa Maria no bairro de Camobi.
Na minha opinião, Mariazinha Penna é uma ficção porque é simplismente algo imaginário nascido e criado simplismente na memória das pessoas!!!
Para mim a história da Mariazinha Penna é uma história de não-ficção porque aquelas pessoas acreditavam muito nela e para elas ela é considerada uma santa,etc...
ASS:Duglas
TURMA:171
Eu achei interessante está atividade,pelas imagens do livro deu para entender um pouco mas foi difícil compreender a leitura.
Eu acho que o vídeo da mariazinha não é ficção porque familiares,amigos contam sua hitória tão bem,também há pessoas que acreditam que ela é santa.
Postar um comentário